Lentes que devolvem a visão

Estudos para reverter a cegueira existem a anos, mas lentes de contato específicas começaram a surgir junto com a esperança de muitas pessoas



A saúde visual é objeto de constantes pesquisas, já que estamos falando do principal sentido do corpo, responsável por 80% das nossas ações. Em 2018 foi apresentado nesse blog um colírio que ajuda a diminuir (ou acabar) a miopia - leia AQUI. Agora, conheça as lentes de contato que visam acabar com a cegueira.

A saga das lentes de contato começaram em 2016, onde cientistas australianos usam células-tronco para recuperar a córnea de pessoas que perderam a visão. Os oftalmologistas retiram as células do próprio paciente, realizam um tratamento específicos, armazenam as células na lente de contato e as insere no paciente. O resultado é obtido em semanas.

Em 2018, cientistas norte-americanos desenvolveram lentes de contato que atuam diretamente na prevenção da retinopatia diabética, uma espécia de cegueira causada pelo altíssimo índice de glicemia no sangue. A lente auxilia no controle da oxigenação do olho, controlando a luminosidade e reduzindo sua atividade sanguínea; assim evita que as veias oculares venham a ser destruídas. Essas lentes ainda estão em fase de testes.

Em 2019, um professor da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveu uma lente de contato que atua como uma retina artificial, ou seja, a lente possui uma tecnologia capaz fazer todas as funções naturais da retina. WHAT?! Fique tranquilo, o que acontece é o seguinte:
  • A lente (apresentada na foto acima) é composta por nanocontroladores que possuem tarefas especificas.
  • Cada controlador absorve a luz de diferentes formas e gera a imagem do que estiver a sua frente.
  • A lente emite sinais elétricos que estimulam a retina.
  • Com o tempo, a retina vai recuperando suas atividades e exigindo menos da lente.
As lentes precisam ser colocadas em um local exato da retina para não danificar ainda mais o olho, outro ponto é a possível rejeição do olho para com o material da lente. A proposta de reativar as funções da retina é o grande ponto de motivação da equipe. As lentes ainda estão em fase de testes.


Como visto, as lentes criadas são voltadas a pessoas que vieram a perder a visão com o passar do tempo. Espero que, com o sucesso dessas lentes, pesquisas voltadas a deficientes visuais congênitos entrem para centro das mesas de debate.


Acesse

Super Interessante (A lente de contato que cura a cegueira)
Super Interessante (Lentes de contato brilhantes previnem a cegueira)
Noticias de Israel (Biotecnología en Israel para devolver retina a los ciegos)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta