Os incríveis robôs socorristas

A qualquer hora, em qualquer situação, eles estarão lá ajudando a salvar vidas


A poucos dias vivenciamos um furacão devastador entre Cuba e os Estados Unidos e também um terremoto no México, ambos trouxeram consigo destruição e mortes. Assim como esses eventos recentes, existem outros desastres naturais como maremotos, erupções de vulcões, tempestades ou incêndios podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar do planeta. No Brasil, as catástrofes naturais existentes são quedas de raios e incêndios. As catástrofes mais comuns da nossa realidade são os acidentes de transito.
Independente da ação (natural ou através do homem), se faz necessário criar tecnologias que forneçam apoio durante resgates a fim de agilizar a ação das autoridades competentes e garantir o menor numero possível de mortos.

Foram criados robôs com funcionalidades diversificadas para atender problemas e situações diferentes. São alguns deles:

  • Octavia, o robô de combate a incêndios
Criado pela Marinha dos Estados Unidos para detectar e eliminar princípios de incêndios em bases militares, o projeto passa por uma adaptação para que seja usado pelos bombeiros como reforço. O robô responde a comandos de voz e alguns gestos, também estão sendo feitas adaptações para que o robô possa atuar em locais contaminados por radiação.


  • Salto, o ninja dos escombros
A maior dificuldade dos bombeiros durante um resgaste é subir os escombros para ver o que tem além deles sem causar uma avalanche. Para resolver esse problema foi criado um robô saltador que mede 26 cm e pesa 100 gramas, mas seus saltos podem alcançar até 9 metros de altura. Assim o robô consegue subir pelos escombros facilmente e sem provocar desmoronamento do mesmo.

  • CoMAN, o braço forte do resgate
Ainda em fase de conclusão, o CoMAN é uma espécie de réplica do corpo humano que poderá atuar em situações de resgate. Ele possui melhorias em suas articulações, pés que se adéquam ao terreno, controle de estabilidade e força para deslocar e/ou carregar objetos. O humanoide foi projetado para subir escadas e se deslocar pelos mesmos locais que os bombeiros andem.
Seu modelo de articulação está sendo estudado também para futuras proteses de pernas ou braços.


  • Cheetah 3, selvagem ao extremo
Inspirado no guepardo, Cheetah 3 é um robo dedicado a estar onde nenhum humano deva estar. Esse robô foi desenhado para andar em terrenos irregulares, escombros e areas de altissimo risco para humanos. Ainda em fase de conclusão, o robô está sendo desenvolvido inicialmente para atuar em Fukujima, onde a radiação da cidade mataria facilmente qualquer pessoa.


  • RIBA-II, o cuidador
Diferente dos anteriores, o RIBA-II atua em hospitais com transporte de pacientes. Esse robô foi construído para atender uma necessidade crescente no cuidado com idosos, ele possui um sistema que calcula a forma como deverá pegar o paciente se baseando na posição e no problema da pessoa, seu corpo é totalmente articulado para facilitar esse trabalho. Ele também pode atuar nas residencias.


  • A barata-ciborgue
Baratas? Sim, baratas. A ideia foi criar uma forma de controlar os insetos e usá-los a seu favor, assim eles implantaram um microchip que, através de impulsos elétricos, controlam seus movimentos. A ideia é usar as baratas para andar dentro dos escombros e fazer um mapeamento do local. A função inicial do chip é gerar um reconhecimento do terreno para que facilite o planejamento das ações de resgate, as novas versões do chip já contam com geolocalização, os chips são controlados pelo kinect e já mostraram em testes um trabalho bastante satisfatório.




O foco de hoje foi mostrar o que está sendo criado para apoiar as ações, valores e custos não foram pesquisados.

Se formos buscar mais robôs, sem duvidas encontraremos muito mais tipos. Esses são os mais interessantes que encontrei. Espero que no futuro próximo todos eles estejam atuando efetivamente na missão de salvar vidas.

**Se encontrar algum que merecia ter entrado nessa relação, fique a vontade para indicar nos comentários.

Acesse:

Olhar Digital (Robô CoMAN)
Olhar Digital (Robôs que vão salvar sua vida)
P³ Tecnologia (Primeiro robô bombeiro)
Isto É (Robô saltador)
TecMundo (Cheetah 3)
TechTudo (Robô enfermeiro)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta