Faróis inteligentes para evitar acidentes

Apple investe na criação de farol veicular inteligente para ajudar a evitar acidentes


A preocupação com a vivencia no trânsito é maior a cada dia. Novas leis, novas rotinas e novos recursos são pensados e criados para atender a dura missão de reduzir os frequentes acidentes do dia a dia da população. Visando essa realidade, a Apple resolveu investir em faróis com sensores e um sistema de inteligencia artificial para ajudar o condutor a evitar alguma catástrofe.

O sistema foi projetado para ser instalado em qualquer veiculo, e não necessariamente em carros autônomos (veja mais), o que já é um grande ponto positivo do projeto. Ele contará com uma tela no painel para exibir imagens e mensagens de alerta para o condutor e terá três funções essenciais.
  1. Adequação de luz: Essa função ajudará o condutor a saber o que tem a sua frente, o sistema ajusta a luz para melhorar a visualização de objetos detectados durante o percurso.
  2. Alerta de luz: Essa função emitirá sinais luminosos a outros veículos para informar ações do condutor, como redução brusca de velocidade, frenagem de emergência ou mudança de direção (esse será muito útil no Brasil).
  3. Identificação de pedestres: Essa, a função principal do sistema, usará ferramentas de reconhecimento de pessoas e analisará as chances de atropelamento. A informação é exibida ao condutor para alertá-lo da existência de pessoas no trajeto, assim facilitará a reação em caso de risco de colisão.

Por enquanto o produto ainda está em fase de planejamento e sem previsão de lançamento. Mas o que sabemos é que, ele possui grande importância para a vida das pessoas, o sistema trará melhores condições aos motorista para lidar com surpresas no caminho.



Espero que sejam produzidos em breve, pois, além de alertar colisões e atropelamentos, servirá para alertar sobre animais, veículos em zigue-zague e até bloqueios feitos por assaltantes nas estradas.


Gostou? Comente e assine o blog para receber as noticias em primeira mão...


Acesse 

Tecmundo (Apple registra patente de farol inteligente para evitar aropelamentos)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta