IA a favor da saúde

Superbactérias resistentes a antibióticos estão com dias contados


A pouco tempo, pesquisadores na área da saúde alertaram sobre a futura ineficácia dos antibióticos. Com o passar dos dias, as bactérias foram se adaptando aos componentes dos medicamentos e criando imunidade aos mesmos, logo, os tratamentos para doenças causadas por bactérias precisaram ser repensados, especialmente a parte da prevenção.

Pesquisadores do MIT, criaram um algoritmo de inteligencia artificial que estudou a composição de 2500 componentes de antibióticos e, a partir daí ele conseguiu descobrir quais eram eficientes contra cada tipo de doença registrada. Numa segunda etapa, o algoritmo analisou mais de 6000 compostos, incluindo suas reações nas pessoas. Por fim, foi analisado um banco de dados com mais de 100 milhões de compostos.

Após a analise, o algoritmo encontrou uma molécula capaz de matar bactérias e superbactérias de forma eficiente. A molécula recebeu o nome de Halicin, em homenagem a inteligencia artificial do filme 2001. A molécula foi testada e provou ser eficaz contra doenças como tuberculose, salmonelose e outras bactérias que atingem o sangue e pulmões.

Após novos testes, foram descobertos mais 31 compostos que podem ser associados ao Halicin para criar novos antibióticos. A molécula ainda está em fase de teste com animais e em breve poderão ser usadas em pessoas.



Essa foi mais uma prova de que se pode usar a inteligencia artificial a nosso favor. Espero que em breve esses novos medicamentos estejam disponíveis para as pessoas. E, quem sabe essas IAs possam ser usadas para descobrir as curas das doenças e assim ajudar na qualidade de vida das pessoas.


Leia mais sobre saúde AQUI.

Gostou? Comenta ai e compartilhe...

Acesse

Exame (Inteligencia artificial descobre antibiótico que mata superbactérias)
The Guardian (Powerful antibiotic discovered using machine learning for first time)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta