Tirando a sujeira do teto

Engenheiro cria adaptação para robô aspirador e aumenta suas funções



Existentes a um certo tempo, os robôs aspiradores de pó auxiliam na limpeza de casas e outros lugares. Sua autonomia permite as pessoas realizar outras tarefas. Existem modelos específicos para diversas situações (chãos diversos, quantidade de sujeira, lugares apertados, etc).

Um robô aspirador pode ser adquirido nos sites das fabricantes e podem custar entre 1175 e 5000 reais. Reforçando que, existem modelos que até passam pano na casa. Mesmo com grandes funcionalidades e autonomia, o robô aspirador possui um problema: Ele não cruza obstáculos como escadas. Ou seja, ele atua somente em superfícies planas.

Pensando em resolver esse problema, o engenheiro e youtuber Peter Sripol criou um sistema de decolagem que ajuda o robô a superar obstáculos. Com um investimento de 200 dólares, o sistema usa três motores elétricos que criam um deslocamento de ar capaz de tirar o aparelho do chão. O sistema de vôo é controlado por aplicativo.

Ainda em fase testes, o acessório permite subir escadas e realizar limpezas em áreas altas. Apesar da melhoria expressiva, alguns problemas foram constatados. O vento feito pelas turbinas podem espalhar a sujeira (e dar mais trabalho pro robô) e, apesar do robô ser autônomo, o sistema de vôo necessita de alguém controlando a força e direção. Outro ponto observado é o preço, o acessório custa quase o preço do aspirador.


Com um acessório desses, a desculpa para não limpar o teto irá acabar. Agora é só colocar o robozinho pra voar e dar fim nas teias de aranhas...


Gostou? Comente e compartilhe com os amigos.

Acesse

Youtube (Video de demonstração do produto)
TechTudo (Robô aspirador consegue voar e limpar lugares mais altos)
TechTudo (Robô aspirador da iRobot: modelos e preços)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta