Anel ajuda a leitura de deficientes visuais
Agora, a leitura de livros normais é possível para os cegos
Pesquisadores do MIT desenvolveram um anel capaz de ajudar deficientes visuais a ler livros que não foram escritos em braile, mas o ponto alto do aparelho é que ele não lê apenas livros, mas sim qualquer texto escrito em qualquer superfície.
O produto deu seus primeiros passos em 2014 e, em 2018, foi apresentado no Global Grad Show, em Dubai, como uma das grandes inovações futuristas do evento. O aparelho possui uma câmera leitora, um software conversor e uma saída de som. Seu funcionamento é bem simples:
- A câmera capta a imagem a sua frente.
- O software identifica o texto da imagem e converte em som.
- O fone externo emite o texto identificado em tempo real.
- Ao se aproximar do final da linha, o anel vibra informando.
- Caso a pessoa coloque o dedo na mesma linha, o anel emite um som informando.
Como dito, o anel não lê apenas livros, é possível usar em telas de computadores, celulares, rótulos de alimentos, panfletos e diversas coisas que contenham textos. Apesar da simplicidade, o produto ainda passa por etapas de melhorias para que seja o mais eficiente possível para seus usuários.
Visto que a escrita braile não está presente em todos os lugares, a popularização e o acesso ao produto poderá trazer melhores possibilidades de interação entre os deficientes visuais com o mundo, estimulando sua autonomia com as coisas em um mundo cada vez mais acessível.
>> Leia mais sobre tecnologias de acessibilidade AQUI.
Acesse
FingerReader (pagina oficial)
Hypeness (Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real)
Designboom (The fingerreader helps blind people read without braille)
Comentários
Postar um comentário