As fantásticas luvas tradutoras de libras
Luvas facilitam o diálogo com deficientes auditivos
Quem nunca sentiu dificuldades ao tentar conversar com algum deficiente auditivo?
Graças a algumas pessoas pelo mundo, esse problema está chegando ao fim. Luvas capazes de captar o movimento das mãos, identificar o sinal, traduzi-lo e depois enviar para um software que fala com as pessoas, já é realidade em vários países.
Uma luva tradutora parece estranho a primeira vista, mas já vimos por aqui: fones de ouvido tradutores (AQUI) e painéis que exibem anúncios de acordo com a pessoa (AQUI) que passa na rua. Então qual seria o problema de termos luvas tradutoras também?
Como não existe um modelo padrão, vários protótipos estão em uso ao redor do mundo. Independente de quem tenha criado, o funcionamento é parecido em todas elas. Vamos citar o protótipo criado no Brasil, ele funciona da seguinte maneira:
- A luva possui seis sensores, um em cada dedo e outro na parte superior da mão, e um microcontrolador.
- Os sensores captam o movimento realizado e registram no controlador.
- O controlador se comunica com um software específico instalado em um computador, ou smartphone, que exibe o movimento recebido.
- Após a reprodução do movimento, o software escreve a frase recebida.
- Com a frase na tela, o software fala a mensagem para o ouvinte.
Outros modelos trazem aperfeiçoamentos em relação à fala, onde é possível definir o tom de voz e a velocidade da fala. Esses tipos simulam uma voz para o surdo, deixando a conversa mais amigável ao ouvinte.
A ideia de melhorar a acessibilidade usando reconhecimento de padrões melhora a inclusão dessas pessoas a sociedade. A Libras se tornou o segundo idioma oficial do Brasil em 2002, mas apenas no ano passado entrou em debate para torná-la disciplina obrigatória no ensino publico. O uso da Libras ficou bem popularizado durante as campanhas eleitorais.
Em outros países foram disponibilizados algumas luvas para hospitais e escolas, no intuito de ajudar no atendimento aos surdos. Por aqui, pode ser que apareça um investidor para o projeto e ele flua, mas talvez não seja tão acessível.
Acesse
Portal Educação (Lei de Libras)
Superinteressante (Luvas inteligentes traduzem linguagem de sinais)
Gauchazh (Luva que traduz Libras ganha prêmio internacional)
A soma de todos os afetos (Ele criou luvas que converte sinais em áudio)
Senado (Libras pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas publicas)
Comentários
Postar um comentário