Sala de aula sem professor presente

Professores de Londres darão aula com uso de holograma


Universidade britânica está querendo trazer um novo modelo de ensino presencial, onde o professor não está necessariamente presente em sala. A proposta da Imperial College é usar métodos holográficos para que professores consigam dar aula, mesmo não estando na universidade.
O uso de hologramas ficou popular em shows musicais, onde são realizadas apresentações de artistas já mortos. Esse assunto já foi comentado AQUI.

O método utilizado foi desenvolvido pela empresa Arht Media, que utiliza apenas um vidro e um software que cria a sensação de profundidade. A escolha pelo modelo foi o custo, o sistema envolve menos recursos e pode ser facilmente montado em qualquer local. Além da tela de projeção, câmeras e microfones serão instalados no local para que o professor interaja com seus alunos.

Um fator que influenciou na adoção da tecnologia foi a facilidade para convidar professores de outros países a lecionar na universidade através de estúdios móveis, assim o custo com viagens e hospedagens serão reduzidos. Apesar dos possíveis problemas de transmissão que possam surgir, a universidade está confiante no sucesso da implementação.

O sistema já está em teste no departamento de economia e já está sendo instalados dois estúdios externos, um nos Estados Unidos e um no Canadá, para testar aulas a longa distância. As aulas  também poderão ser gravadas e apresentadas posteriormente, mas essa não é proposta da universidade.


Quem sabe um dia poderemos usufruir dessa tecnologia por aqui, levando educação a localidades com dificuldades de acesso.


E você? O que achou?


Acesse

ARHT Media (Site oficial da tecnologia)
G1 Educação (A universidade britânica onde hologramas serão professores)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta