Arbitros do mundial da Russia terão apoio de relógios inteligentes
Nem celular e nem arbitro de vídeo, o que inovará o trabalho do juiz será seu smartwatch
Em clima de Copa do Mundo, vou mostrar um acessório que foi criado especialmente para ajudar os árbitros nas partidas.
A empresa suíça de relógios de luxo, Hublot, fabricou um smartwatch especial para comemorar o maior evento do futebol. Comercializado pelo valor de US$ 5.200,00 (considerando a tributação, chega a mais de R$ 17000,00) o relógio que traz a ferramenta "goal-line", que indica se a bola entrou ou não no gol.
Vamos a mais detalhes.
>> Caso não esteja familiarizado com o nome, um smartwatch é um relógio com sistema operacional. Ele pode ser usado para diversas finalidades, jogos, musicas, agenda, internet e outras coisas.
O relógio possui uma tela de pouco mais de 35mm com display de AMOLED, utilizará Bluetooth e Wifi para poder se comunicar com os sensores localizados nos gols, uma bateria que dura cerca de um dia, além de possuir resistência à água de até 50 metros de profundidade. Quem fará o controle do relógio é o Wear OS, um sistema operacional próprio para smartwatches e virá com aplicativos que mostram informações sobre os jogos. Assim como outros relógios inteligentes, ele possui algumas opções de aplicativos e, além desses recursos, ele também marca as horas.
O goal-line ajudará nos lances duvidosos, onde não fica claro se a bola realmente atravessou a linha, os sensores enviarão um sinal ao relógio caso seja gol e o arbitro validará o lance.
Seria interessante criarem um aplicativo para acessar o arbitro de vídeo, um polêmico recursos que começou a ser usado na Copa das Confederações, para tentar agilizar a decisão de lances decisivos.
Caso esteja interessado, os relógios estão a venda desde Maio. Mas corra, foram produzidos apenas 2018 aparelhos.
Acesse
Canaltech (Hublot lança relógio inteligente que será usado por árbitros do mundial)
Olhar Digital (Juízes da Copa do Mundo usarão relógios inteligentes)
Comentários
Postar um comentário