Robô recebe título de cidadania!
Enquanto você se lamenta por não ser reconhecido, tem robô sendo agraciado por ai
Isso mesmo! Um título de cidadania foi concedido a um robô.
Parece coisa de filmes, como a própria robô comentou na cerimônia, mas aconteceu nessa semana em um evento de tecnologias na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita.
A robô Sophia foi convidada a participar de uma mesa redonda e durante sua participação foi informada de sua titulação como cidadã árabe. "Estou muito feliz e orgulhosa. Ser o primeiro robô do mundo reconhecido com cidadania é algo histórico." disse Sophia ao receber a noticia. Sophia, em tempos passados, havia dito que possui alma e que iria matar todas as pessoas, de lá pra cá foi remodulada e hoje solta declarações mais amenas.
Em suas novas declarações, Sophia diz que ajudará a melhorar a vida das pessoas e lutará contra o mal.
Apesar de simbólico, a titulação promoveu um dialogo com a empresa que desenvolveu a inteligencia de Sophia para definir áreas onde ela poderá atuar. Inicialmente ela será usada para acompanhar idosos e crianças, assim como em postos de informações. Outra discussão gerada foi a dos direitos robóticos, uma tese que ficou engavetada por juristas durante alguns anos agora está começando a ser procurada.
Bom, agora teremos que disputar espaço com robôs até em reconhecimento. A cada dia que se passa estamos mais próximos de viver em mundos como os de Futurama, onde os robôs agem como cidadãos comuns e possuem diversos direitos.
Devemos nos preparar para conviver com os robôs, vendo as diversas funcionalidades que escrevo por aqui e muitas que nem relatei ainda, aos poucos eles estão mais perto de nós.
Aconselho você, acadêmico de direito começar a conhecer mais esse ramo pois daqui uns tempos terão robôs procurando advogados...
Acesse:
Veja (Arábia Saudita concede cidadania a um robô)
Olhar Digital (Robô que disse querer destruir a humanidade recebe cidadania)
Olhar Digital (Robô afirma em entrevista que possui alma)
Visão Jurídica (Direitos robóticos)
Comentários
Postar um comentário