O Facebook seria um bom local para começar a procurar emprego?

Você já procurou emprego pelo Facebook?



Cansou de ouvir sua mãe, ou outra pessoa, reclamar que o Facebook não dá futuro a ninguém? Que o titio Mark já está bilionário e você na lama?

Algo bastante comum de se encontrar nas redes sociais são os grupos voltados a divulgação de vagas de empregos e trabalhos. Esses grupos, mesmo sendo vítimas de spammers e propagadores de mentiras, já ajudaram muitas pessoas a sair da "rua da amargura".
Mas será que somente esses grupos são suficientes para que pessoas possam se atirar no mercado, com certeza não. As velhas voltinhas pelas empresas continuam essenciais para que seu nome circule pela cidade. Se você é adepto de sites, ou blogs, de analistas de RH que costumam dar dicas às pessoas então você sabe que, todas as vagas que circulam pela rede correspondem a apenas 60% das disponíveis.

Então como o Facebook pode me ajudar?

O Linkedin, rede social voltada a perfis profissionais, já possui um sistema de divulgação de vagas e até recrutamento via rede social caso a empresa queira. Os analistas do Facebook notaram que quase todas as empresas anunciam vagas em suas páginas e resolveram investir em um sistema similar ao do Linkedin, assim se tornando concorrente nesse ramo de recrutamentos.
O Facebook hoje conta com diversos plugins para esse tipo de ação, mas nenhum desenvolvido pelo grupo. Coloco em destaque, a ferramenta Mr. Joboto (Seu ícone está na figura abaixo) que é bem simples de usar e que interage com você.


O Mr. Joboto, funciona através do Messenger.
Basta escrever "mr joboto" na busca de contatos e aparecerá seu ícone, ao clicar abrirá uma janela de bate-papo.
Após iniciar o chat, ele se apresentará e explicará o que deve ser feito. Inicialmente informe a cidade onde procura emprego e depois o cargo pretendido. Caso encontrado algo, o Joboto escreverá uma mensagem informando o sucesso e terá um link para que você possa visualizar a vaga encontrada, na página que abrirá tem um espaço para outras oportunidades na mesma função (se existir).
A partir daí cabe a você concorrer ou não as vagas.
O Mr Joboto pesquisa vagas a partir de sites como o Indeed e o Contrate me que são voltados a divulgação de empregos.

Espero que a dica tenha sido útil à você, e recomendo que continue frequentando os grupos de empregos pois lá sempre aparecem serviços para quem quer fazer um extra (serviços que passam longe dos sites de empregos) e vagas em empresas menores. Não se esqueça dos meios físicos como os Sines e as agências existentes nas cidades.

Boa sorte em sua batalha.

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta