Entendendo o daltonismo

Google Chrome trará ferramentas para auxiliar desenvolvedores a entender como site será visto por pessoas daltônicas


O daltonismo é uma anomalia genética que afeta a forma como o olho percebe as cores. Essa falha atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, onde a maior parte são homens e ainda não existe cura. Normalmente, o daltônico nem sabem que são daltônico, mas existem lentes com filtros de cor que ajudam a corrigir algumas tonalidades de cores.

Normalmente os desenvolvedores criam os sites de acordo com o pedido de seus clientes e, normalmente, não inserem a acessibilidade adequada, dificultando a compreensão de alguns pontos por parte dos daltônicos. Em consequência, esse site se torna de difícil visualização ou até menos atrativo para essas pessoas.

Pensando nesse ponto, o Google disponibilizará a partir da versão 82 do Chrome, um recurso que permitirá ao desenvolvedor simular a visão do daltônico. A ideia é auxiliar o designer a montar páginas mais harmônicas a todos, assim como explorar novas colorações para atrair o publico.


A acessibilidade deve ser pensada a todo momento, seja com melhoria nos contrastes, narradores e ampliação da fonte. Apesar de serem poucos no mundo, uma boa parte dos daltônicos normalmente nem sabe que possui essa falha.


Gostou? Comenta e compartilha ai...

Acesse

Drauzio Varela (Daltonismo)
Canaltech (Nova ferramenta para desenvolvedores do Chrome simula daltonismo)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta