A volta do discador rotativo

Mulher indignada com smartphones cria seu próprio celular com discador analógico



Quem nunca se irritou quanto quando foi fazer uma ligação e, do nada, um aplicativo abriu e te atrapalhou, as vezes até fechando a ferramenta de realizar chamadas. Graças a isso, uma mulher resolveu criar um telefone que não passará por esse problema.

QUÊ?! Que telefone é esse?

O Rotary Cellphone (ver foto acima), é uma recriação dos clássicos telefones cujo teclado é formado por um disco numérico onde você precisa rodá-lo para discar. Apesar da aparência estranha, o aparelho possui um indicador de sinal (uma luz na lateral que indica a intensidade), uma antena externa (que ajuda a aumentar a intensidade do sinal), teclas de apoio (usada para funções extras e para memorizar contatos) e uma tela de LED, ah! e o teclado giratório.

O telefone foi criado com uso de placa Arduíno e diversos outros componentes eletrônicos. No detalhamento da criação é visto que, foram usadas peças de telefones antigos (especialmente o sino do toque original), placas auxiliares e os botões forma impressos em impressoras 3D. O que torna o aparelho uma grande façanha da engenharia.

Como dito, devido aos popups que alguns aplicativos jogam na tela e que podem vir a fechar aquilo que você esteja olhando no momento, Justine Haupt resolveu dar fim a esse problema que a perseguia criando um celular com teclado externo e que exiba apenas o necessário na tela. Em sua página pessoal ela cita outros "problemas" que contribuíram para ela abandonar os smartphones.

Caso tenha se interessado no produto, o projeto é totalmente open source (ou seja, qualquer pessoa pode ver o projeto e criar seu próprio telefone) e pode ser visualizado em seu blog pessoal. Logo, não é um produto comercializável.


O bacana desse telefone é que, com um conhecimento de engenharia eletrônica é possível recriar outros tipos de telefones a partir desse modelo, assim seu aparelho será exclusivamente seu. Outro ponto positivo é criar telefones para deficientes visuais (esses que não necessitam da tela) ou para pessoas com certa dificuldade motora.

Deixo a recomendação para que conheçam o projeto do telefone.



Gostou? Comenta ai e compartilhe com seus amigos...

Acesse

Justine Haupt (Página do aparelho) em inglês
Tech Tudo (Mulher cria celular com discador analógico)

Comentários

  1. Muito interessante. Gente que não fica só reclamando, mas parte para a ação e criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houvesse mais pessoas assim, o mundo estaria bem melhor...

      Excluir

Postar um comentário

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta