Marcando passos

Empresas criam dispositivos para ajudar na localização de crianças e idosos



Com o crescente numero de idosos no mundo e também de pessoas que possuam algum problema mental, a preocupação e a atenção com essas pessoas sempre é dobrada. Normalmente essas pessoas saem para fazer alguma tarefa rotineira (ou por ver o portão aberto) e, nem sempre levam um telefone consigo; em algum momento, ao querer voltar pra casa, não se lembram como voltar e não sabem como entrar em contato com alguém. Diante dessa situação, uma solução simples está ajudando a resolver esse problema.

Diante de uma grande população de idosos no país, uma empresa japonesa criou um sapato com GPS. Batizado de GPS Dokodemo Shoes, o sapato possui um chip de rastreio que possui um funcionamento bem simples. No pé esquerdo está instalado um aparelho localizador, o numero do chip desse aparelho é cadastrado em um aplicativo instalado no smartphone do responsável; o cuidador recebe um alerta em caso de afastamento (que pode ser programado para 50, 100 ou 500 metros de distancia da casa). Além do alerta, a localização é mostrada em um mapa para facilitar a localização da pessoa.

Antes dos sapatos japoneses, o Smart Sole foi criado nos Estados Unidos. Criadas em 2002, as solas possuem sistema de telefonia móvel interno que se comunica a todo momento com os responsáveis, são disponibilizadas em vários tamanhos e podem ser usadas em qualquer calçado. A ideia das solas é ajudar no cuidado com idosos com Alzheimer e crianças autistas.

Nos dois produtos a premissa é a mesma, as pessoas não saem de casa sem seus calçados. Ambos custam por volta dos R$ 1000. A diferença é que a sola necessita de um plano telefônico a parte e o sapato é vendido apenas no Japão.


Apesar dos produtos serem desenvolvidos para idosos e pessoas com alguma necessidade especial. É interessante que se use tais produtos com crianças, pois as mesmas podem vir a se perder dos pais em meio a multidões, além dos riscos de raptos e ataques de pedófilos.

Existem outras sugestões para o calçado, mas prefiro não comentar por aqui...


Gostou? Comenta ai. Assine AQUI o blog e ganhe um e-book gratuito.

Acesse

EXAME (Empresa cria sapatos com gps para localizar idosos perdidos)
PEGN (Empresa cria sapatos com gps para monitorar idosos e pessoas com problema de memoria)

Comentários

  1. São produtos muito úteis para a redução de pessoas desaparecidas que hoje alcançou números alarmantes. Como mostra dados mais recentes:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-09/mais-de-82-mil-pessoas-desapareceram-no-ultimo-ano-segundo-anuario

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta