Facebook armazena dados íntimos de usuárias

Aplicativos de apoio as mulheres estão enviando informações íntimas para o Facebook



Não é de hoje que o Facebook é acusado de obter informações indevidas das pessoas, a cada acusação novos meios são apresentados. Basta procurar no Google e verá alguns casos envolvendo a rede social e algum procedimento de coleta de informações.

O mais novo escândalo surgiu de uma investigação do instituto Privacy International, que descobriu que alguns aplicativos que ajudam mulheres com suas questões intimas (como ciclo menstrual, controle de fertilidade e outros assuntos ginecológicos) estão enviando essas informações pessoais para o Facebook. De acordo com a BBC, os aplicativos Maya, MIA e o Period Tracker (todos com mais de 1 milhão de downloads) foram identificados como os compartilhadores de informações íntimas de diversas mulheres no mundo.

As informações coletadas pelo Facebook envolvem humor, atividade sexualperíodos férteis, tipo de alimentação e até planejamento de gravidez das usuárias dos aplicativos. As informações são usadas no algoritmo de publicidade, responsável pela exibição de comerciais específicos para cada condição dessas mulheres.

O PI, em entrevista a BBC, relatou a importância da leitura dos termos de uso de qualquer aplicativo que está sendo instalado, em especial os que sugerem login via Facebook.. Os aplicativos citados dizem em seus termos de uso que as informações serão armazenadas localmente (mas não é bem o que está acontecendo). O Facebook alega que os desenvolvedores são proibidos de enviar esse tipo de informações aos seus motores de pesquisa.

Ao final, o Facebook informou que criará uma ferramenta para parar a coleta desse tipo de informações. Mas o que poderá acontecer na verdade é que, esse tipo de informação continuará chegando a rede social de alguma forma.

A cada dia está mais difícil controlar esse marketing agressivo nas redes sociais. O Facebook nunca escondeu seu desejo incontrolável em coletar todo tipo de informação de seus usuários; quase todos os sites oferecem login via Facebook para que suas atividades sejam jogadas na tela e cause intimidação para efetuar uma compra.


Cabe a cada pessoa buscar meios de proteger seus dados e não ser alvo desse tipo de ação. Os meios de proteção mais comuns são o uso de janela anonima ou efetuar uma limpeza no histórico do navegador após cada sessão. Alguns assuntos envolvendo roubo e uso de informações foram abordadas no #DebaCast e em outros textos do blog.

E ai, como se proteger dessas coisas?

Acesse

BBC Tech (Sex live of app users shared with Facebook)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta