Resgatando as vítimas de Brumadinho

Israel envia equipamentos e equipe de resgate para ajudar na localização das vítimas do desastre ocorrido em Minas Gerais


Destaque na imprensa mundial, o acidente ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, causou grande devastação na região e mais de 50 mortes até o momento. Toda a tragédia foi causada devido o rompimento de uma barragem que armazenava rejeitos de minérios. Após o rompimento toda a lama formada pelos rejeitos avançaram levando tudo em seu caminho. A equipe dos bombeiros trabalham em  dois turnos para localizar os desaparecidos e a defesa civil coordena as ações de acolhimento as vítimas resgatadas. 

A empresa responsável, a Vale, já reponde por outro desastre idêntico ocorrido em Novembro de  2015 no município de Mariana, também em Minas Gerais, o qual as vítimas ainda esperam indenizações. O ocorrido em Mariana causou maior destruição pois os rejeitos estavam misturados a água, o que proporcionou maior deslocamento, chegando a alcançar o rio Doce, após chegar ao rio se expandiu por 600 km chegando a atingir municípios no estado do Espirito Santo. O novo desastre causou mais mortes que o anterior e ainda existem mais de 200 desaparecidos.

O primeiro-ministro israelense ofereceu apoio ao resgate durante a visita do ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A parceira se deu com o envio de uma equipe especialista em manejo de grandes catástrofes, que contém médicos socorristas, bombeiros especialistas em resgate, soldados da equipe subaquática, engenheiros e cães farejadores. Junto com essa equipe vieram toneladas de equipamentos para auxiliá-los.

Pensando na parte que nos interessa, que equipamentos são esses?

  • Rádios de comunicação a baixa frequência: Os rádios ficaram conhecidos através do resgate aos estudantes tailandeses na caverna inundada (leia SOBRE). Os rádios criam uma rede local de curta frequência entre si, o que garante uma comunicação sem interferências em locais com sinal fraco ou inexistente. Esse recurso foi fundamental para realizar o contato do resgate com os jovens dentro da caverna.
  • Radares de identificação em profundidades: Esses radares são muito usados para localizar pessoas em escombros ou mesmo dentro do mar. O equipamento emite sinais que captam sons em locais até 10 metros de profundidade. Ao receber uma interrupção no sinal, o aparelho informa de onde vem essa interrupção e ajuda na tomada de decisão da equipe de resgate.
  • Drones identificadores de pessoas: Os polêmicos drones assassinos usados na fronteira de Israel com a Palestina, e que viraram noticia após o governador do Rio anunciar a aquisição de alguns para melhorar a segurança no estado (leia SOBRE), estarão presentes no resgate as vitimas. Os drones irão percorrer áreas de difícil acesso a equipe e ajudará a localizar pessoas. Seu uso reforçará o sonar, pois identificará corpos sem vida.
Até o momento, pouco se falou dos equipamentos que vieram. O que fica é a esperança na sua eficiência, todos os equipamentos são usados constantemente em diversos países e sempre trouxeram êxito em suas missões. A grande experiencia da equipe se dá aos constantes ataques à Israel, onde eles resgatam pessoas em casas e prédios demolidos.

Junto com a comitiva vieram técnicos que avaliaram as demais barragens para identificar riscos de possíveis rompimentos. Também montaram estratégias de evacuação e regastes, caso ocorra outras tragédias desse tipo.


De momento devemos torcer para que mais pessoas sejam resgatadas com vida e, que os culpados sejam de fato punidos. Não é aceitável que uma empresa destrua centenas de famílias, devaste cidades, contamine o meio ambiente e continue atuando como se nada tivesse acontecido.


Acesse

G1 Minas (Avião com militares israelenses chega a Minas Gerais)
Estado de Minas (Acidente em Brumadinho é destaque na imprensa internacional)
Estado de São Paulo (Equipe de Israel vai ajudar na busca em Brumadinho)
O Tempo (Entenda o trabalho da equipe israelense em Brumadinho)
InfoEscola (Desastre de Mariana)

Comentários

  1. Ai, foi muito triste essa notícia de Brumadinho, nossa, quando vi na tv e nos jornais todos, fiquei arrasadíssima. Pior de tudo é lembrar que tudo poderia SIM ser evitado e mais uma vez, a tragédia aconteceu e agora estão chorando o leite derramado (as "autoridades" e responsáveis, no caso né). Só faltou dizer que foi fenômeno natural --'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, gestões anteriores chamaram Mariana de "acidente", infelizmente é triste ver a mesma tragédia provocada pelo mesmo causador e pior, já apareceu mais dois alertas nessa semana.

      Enquanto houver o jeitinho brasileiro, haverá esse tipo de cenário...

      Excluir

Postar um comentário

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta