PARADO, você está preso!

Policia chinesa usa óculos com reconhecimento facial



Desde fevereiro de 2018, os policiais de algumas cidades chinesas estão acessando informações de pessoas através de seus óculos. Mas como isso é possível?

Os óculos possuem um nano computador com câmera que consegue captar uma imagem e acessar um super banco de dados que fornecem informações de todos os presentes na foto, através dessa resposta o policial poderá definir suas ações. Por enquanto o uso acontece em estações de trem, rodoviárias e aeroportos devido a imensa circulação de pessoas (cerca de 10 milhões por dia). Esses lugares são mais fáceis de encontrar terroristas ou criminosos em fuga.

Já foi dito em vários lugares que os chineses possuem o hábito de guardar informações das pessoas, especialmente quando surgem via redes sociais. Com isso, existe um sistema de Big Data envolvendo quase toda a população da China que guarda dados oriundos das mais diversas fontes. Ao escanear uma pessoa, o policial consegue descobrir diversas ações da pessoa em questão, que vão de históricos de compras até folhas criminais.

O equipamento ainda está em fase de testes e tem lançamento oficial para 2020. Um ponto a ser analisado é que, como ele acessa informações de diversas fontes, estamos falando de invasão de privacidade e essa é uma pauta bastante questionada pelos direitos humanos. Em defesa do equipamento, uma pesquisa de satisfação foi feita junto a população que se mostrou favorável ao uso, pelo menos 83% deles.

Desde o inicio dos teste, alguns traficantes e assassinos forma identificados e capturados, alguns pouco tempo após o ato criminoso. Apesar de fatores adversos, como ruido de imagens e fotos distorcidas devido ao movimento, a precisão de acerto é de 99,98%.

O reconhecimento facial é mais presente a cada dia e, um equipamento dessa importância é bastante necessário em um país com uma imensa população. Algumas correções como a origem das informações devem ser revistas e outros pontos técnicos que surgirem.

O combate ao crime deve ser tratado de forma agressiva e sempre buscando meios de melhorar a segurança das pessoas. É esperado o sucesso dos óculos e que eles sejam usados em outros países.


Acesse

BBC (Os óculos de reconhecimento facial da policia chinesa)
UOL (A sociedade mais vigiada do mundo)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta