Foto de unha revela anemia

Aplicativo ajudará pessoas a verificar risco de anemia a partir de fotos


A anemia é uma doença caracterizada pela redução na coloração vermelha no sangue, que pode reduzir o nível de oxigênio do corpo, causar cansaço e provocar outras reações. Essa doença atinge cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo e é mais comum em crianças, idosos e gestantes. Ela pode ser diagnosticada através de um hemograma, alguns profissionais de saúde já levantam suspeitas através de observações na coloração da pele e na tonalidade amarelada nos olhos. Existem medidores similares aos da diabetes, onde o paciente fura o dedo e o aparelho mede o nível de hemoglobina da gota de sangue da pessoa.

Pensando em facilitar a vida das pessoas, um pesquisador da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um aplicativo que compara a coloração da unha da pessoa com um banco de imagens de diversos níveis da doença, após a comparação ele informa se a pessoa tem anemia ou se corre o risco de ter.

Mas por que a unha?
De acordo com o pesquisador, a pele abaixo da unha não possui pigmentação como o restante do corpo, o que facilita a identificação de qualquer alteração no tom da pele na cor da unha.

E como funciona?
A pessoa tira uma fotografia das unhas, que não deverão estar pintadas, e, após comparar a foto com as imagens gravadas, informa a situação da pessoa.

Ainda em fase de testes, o desenvolvedor informa que o resultado apresentado não é certo, mas, de posse da informação, a pessoa já tem uma ideia de sua situação e deve procurar um médico para um melhor diagnostico, assim como um tratamento.

O aplicativo não tem nome ainda, mas promete ajudar muitas pessoas a cuidar de sua saúde de forma mais eficiente. Enquanto isso, a dica é consumir alimentos que possuem ferro e observar as reações de seu corpo. Qualquer inconformidade, procure um médico.


Leia mais sobre saúde.

Acesse

Canaltech (Aplicativo pode diagnosticar anemia a partir de fotos das unhas)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta