Rebelião dentro de casa

Espanhóis criam nova forma de ativismo através do protesto holográfico


Estamos presenciando cada vez mais pessoas lutando mais por direitos ou defendendo ideais. As manifestações cívicas (ou protestos, como são chamadas) é a principal ferramenta para se dizer aquilo que deseja que seja ouvido.

Vamos falar de um acontecimento de 2015, onde o governo espanhol decretou uma lei que proibiu qualquer manifestação publica, tornando-as crime. A Lei da Segurança e Cidadania trouxe um artigo que ficou conhecido como a lei da mordaça. A tal lei, não foi bem recebida pelo publico que resolveu encontrar um meio para poder protestar contra isso.

Com a nova lei, para se realizar um protesto na Espanha é necessário uma solicitação formal e a mesma passará por uma analise, se aceito as pessoas poderão fazer passeatas ou reuniões coletivas em locais públicos sem ser considerados grupos terroristas. A luta pela mudança da Lei de segurança e cidadania ainda acontece e pode ser acompanhada pelo site do grupo (acesse AQUI).

Ativistas do grupo No Somos Delito decidiram criar um site onde qualquer pessoa pudesse enviar fotos e mensagens que seriam usados em uma futura manifestação. De posse das imagens e áudios, o grupo organizou o Hologramas por la liberdad que ficou conhecido como o primeiro protesto holográfico do mundo.


O protesto foi exibido em Madrid, na sede do parlamento, e contou com o apoio de diversas pessoas dentro e fora da Espanha. Cerca de 18 mil pessoas contribuíram com o ativismo não presencial através de videos e mensagens e aproximadamente 53 mil pessoas apoiaram de outras formas.

O protesto, até então estranho, chamou a atenção por ter sido realizado a noite (horário incomum para manifestações) e pela ação em si, já que ninguém estava lá. De acordo com os organizadores, "Com a lei da mordaça, essa seria a unica forma de protestar dentro da Espanha!", outro ponto positivo foi trazer pessoas que não poderiam ir ao local da ação.

O legado do ativismo holográfico foi, mostrar ao governo que o povo não pode ser calado facilmente. Sempre haverá uma forma de lutarmos por nossos direitos e mostrar as pessoas a realidade. Talvez ocorra outros protestos holográficos por ai, mas esse marcou o mundo por provar que não serão decretos ditatoriais que calarão as pessoas.

Vale lembrar que, no Brasil, ainda é possível se reunir em espaços públicos e protestar mesmo com a Lei 13260/2016, conhecida como a lei antiterrorismo, em vigor.

O ativismo virtual ficou mais frequente nos últimos anos, em especial em anos eleitorais. As formas mais usadas no Brasil são os vomitassos e as inúmeros transmissões ao vivo oriundas de ativistas ou mesmo políticos. Se você apoia uma causa mas não pode participar de manifestações em prol dela, essa pode ser sua chance de lutar por aquilo que acredita.


E ai? Gostou disso?

Acesse

Meio Bit (Hologramas pela liberdade)
Motherboard (A ironia do protesto holográfico)
Isto é (O que o primeiro protesto holográfico nos ensinou)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta