Óculos especiais para cirurgiões

Médicos europeus realizam cirurgias com apoio de óculos especiais que usam tecnologia desenvolvida pela Microsoft


Não é de hoje que citei que a medicina e a computação possuem um casamento maravilhoso.
O inquieto universo da informática trouxe nas ultimas semanas um óculos que facilitará a vida de cirurgiões durante sua atuação.

Conhecido como HoloLens, o óculos desenvolvido pela Microsoft já está em uso na Espanha e na Inglaterra e vem oferecer melhores condições na atuação de médicos cirurgiões durante procedimentos hospitalares.


O aparelho usa realidade mista em sua tela, o que serve para apoiar o médico através da exibição de informações vitais do paciente e imagens de exames como raio-X ou ultrassom, também é possível colocar anotações sobre a cirurgia. Durante procedimentos mais delicados como cirurgias neurológicas, qualquer duvida que venha surgir pode ser consultada diretamente do óculos, dando mais agilidade no procedimento. Além de visualizar as informações, elas também poderão ser exibidas em um monitor para que a equipe cirúrgica conheça as condições do paciente e a situação da operação. Após a cirurgia, as informações poderão ser enviadas aos computadores do hospitais, caso outro médico necessite consultá-las.

Em novembro de 2017 o óculos foi testado em um hospital espanhol para acompanhar uma remoção de tumor. (Veja a matéria da Microsoft AQUI)Atualmente o hospital infantil Alder Hey, na Inglaterra, está usando a ferramenta para acompanhar cirurgias cardiovasculares em crianças. De acordo com o médico Rafael Guerrrero, cirurgião cardiovascular, o óculos permite a ele, operar e avaliar a situação do paciente ao mesmo tempo. Apesar de ser altamente inovador, o custo do óculos é altíssimo, o que não animou muitos hospitais a adquiri-lo.


Espero que em um futuro próximo esses óculos se tornem mais acessíveis aos hospitais e que os erros médicos sumam da Terra.


Assine o blog para receber as noticias em primeira mão.

Acesse

Canaltech (HoloLens irá auxiliar em cirurgias cardiovasculares)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta