Abelhas-robô salvando o planeta

Russos criam abelhas-robôs para garantir a polinização de algumas culturas



As abelhas são peça essencial para que algumas plantas consigam render uma melhor produção, já que elas são responsáveis por transportar o pólen durante o período fértil de diversas culturas. Com o passar dos anos, a exploração do inseto está trazendo o fantasma de sua extinção e, de acordo com o Bee Informed Partnership, só nos Estados Unidos houve uma perda de 40% das colonias de abelhas. Alguns produtores precisam "alugar" abelhas para garantir a existência de suas plantações e essas ações tornam o preço do produto maior.

Diante desses problemas envolvendo produção e ecologia, cientistas russos buscaram formas de desenvolver robôs em formato de abelhas para trabalhar nas plantações. A ideia trabalha em prol de três fenômenos: O controle da espécie e a redução de sua exploração; a redução de custos no produto final; e maior aumento no tempo de polinização das plantas. Vale lembrar que, além de  ter que trazer os insetos de outros locais, durante o inverno é necessário o uso de luzes infravermelhas para estimular o voo das abelhas; fator que aumenta ainda mais o valor do produto.

As abelhas-robôs terão o tamanho aproximado da palma da mão e serão guiadas por sensores instalados nos locais de atuação. Por serem artificiais, não necessitaram de estímulos extras, o que garantirá que ela trabalhe o ano inteiro de forma ininterrupta.

Inicialmente, as abelhas serão usadas dentro de estufas, e durante esse período acredita-se que poderão ser testadas versões que atuem em um campo aberto.

Apesar de não substituírem em 100% as abelhas de verdade, as abelhas-robôs ajudarão os produtores a respeitar seus ciclos de reprodução e também diminuirão problemas como exploração massiva (mel e derivados) e trafico de espécie - Casos esses comuns nos Estados unidos e no Brasil por parte dos grandes produtores.


A dica de hoje é: Estude mais sobre a importância das abelhas e assine o blog para receber as novidades em primeira mão.


Acesse


Russian Beyond (Abelhas-robôs russas prometem salvar plantações)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta