Facebook indentificará perfis fake

Parece que os dias de perseguição estão chegando ao fim



O maior mal que nos cerca dentro do mundo online são, as benditas fake news ou espiões virtuais. Nos dois casos, eles sempre causam grandes danos as pessoas que se envolvem com eles.


O Facebook, após responder diversos processos em relação a avaliação dos conteúdos que circulam em seu meio, resolveu investir em ferramentas que visam a identificação de pessoas que atuam de forma a propagar noticias falsas.

Toda essa preocupação em relação as fake news já é antiga, mas só começou a ganhar força durante a eleição presidencial dos Estados Unidos, onde os dois lados foram atingidos (ou pelo menos declararam ter sido) pela propagação de materiais difamatórios.

No Brasil isso não muda muito (talvez seja até pior), já que em todos os momentos somos expostos a noticias envolvendo assuntos duvidosos. É comum vermos pessoas famosas "morrerem" diariamente, vagas de estágios com salários maravilhosos ou mesmo artistas da pornografia ganhando troféus de física (e que ninguém compartilha por que não é futebol).

O recurso usado é bem simples, ele será usado no Messenger. Ao conversar com seus amigos mais antigos, você pode notar que existe informações sobre a pessoa - onde trabalha, ou estuda; onde mora - que ajudam a te lembrar quem é. Nos amigos mais novos, e que não possua amigos em comum, poderá ser exibido o contato da pessoa. 

Tá, mas como os perfis fakes serão identificados?
Ao se registrar no Facebook, um numero telefônico é solicitado, os demais usuários foram solicitados quando atualizaram suas contas. Um perfil já passa a ser suspeito a partir das solicitações enviadas, se houver um circulo muito grande com poucas pessoas em comum, o que ele costuma publicar, foto de perfil, os meios de acessar a rede social e até as páginas curtidas. Tudo é suspeito dentro do Facebook. Essas informações são avaliadas e os perfis passam a ter um ranking.
Ao entrar em contato, via Messenger, a pessoa declarou em seu perfil que mora em São Paulo mas seu numero de telefone é da China, seu histórico não apresenta nada que o ligue ao país e suas amizades estão e vários lugares do mundo. Um sinal é enviado ao destinatário informando que essa pessoa pode ser um fake.

Pode até parecer que bobagem, mas é um primeiro passo para uma estratégia de proteção contra a propagação de mentiras pela rede. O recurso ainda está sendo usado apenas nos Estados Unidos, mas pode chegar ao Brasil ainda dentro do período eleitoral que iniciou nesses dias.

Para melhorar nossa experiência dentro das redes sociais, veja sempre de onde saiu tal noticia, sempre desconfie quando alguém quer muito que aquilo seja compartilhado (por exemplo, "não deixe isso morrer" ou "se isso fosse sobre futebol ou novela todo mundo compartilhava") já que a ideia de irrelevância serve de gatilho, se o tema for muito maravilhoso (ou seja, algo que irá mudar o mundo assim que for compartilhado), e NUNCA deduza o conteúdo somente pela manchete (essa a principal ferramenta usada para que uma fake news circule e gere muitos likes e comentários).

Assista a esse vídeo sobre o assunto e depois comente sobre sua experiência com as fake news ou como podemos lidar com elas.


Acesse

Olhar Digital (Facebook começa a testar recurso que identifica perfis fake)
Canaltech (Facebook Messenger deverá sinalizar perfis fake)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta