Sorria, você está sendo vigiado

Estados Unidos quer transformar a vida das pessoas em um enorme BBB

Caso você não saiba o que é internet das coisas, acesse aqui.


Vamos lá. Depois do escândalo de 2013, onde a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos foi denunciada por estar espionando, indevidamente, o Brasil e a Alemanha. A agencia resolveu mudar sua forma de atuação onde, ao invés de espionar computadores e celulares, estará monitorando qualquer aparelho que esteja conectado a internet.

>>> Foi através dessa polêmica que veio a tona o um enorme esquema de corrupção no Brasil que ficou conhecido como Lava Jato.

Os estudos iniciaram em 2016, onde foram anunciados em um evento militar que aconteceu em Washington em outubro daquele ano. O diretor da agência falou sobre a grande abrangência da tecnologia IoT, exaltando que, através dela será mais fácil localizar terroristas, espiões e outros criminosos e ainda explica que, a melhor forma de invadir um dispositivo é durante sua atualização. Mesmo questionado sobre a pratica de invasão de privacidade, ele diz que essa é uma ação necessária para segurança nacional.

Vale ressaltar que, a Internet das Coisas (IoT) abrange desde um simples brinquedo ligado ao wifi até uma grande máquina em uma indústria, e todos esses dispositivos atuam de forma autônoma, ou seja, realizam suas atualizações e enviam seus relatórios de uso sem informar seus usuários. Isso permite que qualquer pessoa seja vigiada pelo sistema da agência.

Alguns países criaram seus meios de defesa para não serem vítimas desses atentados.

Infelizmente no Brasil, graças a falta de investimentos, a tecnologia não é capaz de se defender de tais atos. E levando em consideração que, quase todos os produtos de IoT são de origem norte-americana, a vulnerabilidade fica ainda maior para nós.


Assim, a pergunta que fica é: Como você está lidando com BBB da vida real?


Acesse

Canaltech (NSA diz que irá espionar dispositivos da IoT)
Engadget (NSA quer espionar pela IoT) em inglês

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta