Sorria, você está sendo vigiado II

Empresa israelense cria catalogo de pessoas através do Facebook e Youtube



A alguns dias coloquei sobre a inteligência dos Estados Unidos usar dispositivos ligados a internet para monitorar as pessoas (veja AQUI). Hoje é um pouco mais diferente a situação.

Uma empresa de vigilância, em Israel, criou um sistema de monitoramento baseado na vida virtual das pessoas. Como assim?

Um sistema chamada de Face-in captura fotos e vídeos compartilhados publicamente e envia para uma central onde, os arquivos são comparados aos arquivos com informações de terroristas e outros criminosos. Caso seja constatado envolvimento com algum grupo criminoso, a pessoa entrará numa lista negra que ficará a disposição das agências de segurança e autoridades competentes.

Alvo de criticas, a Terrogence rebate as criticas alegando querer ajudar empresas e governos na luta diária contra criminosos. Eles afirmam que é apenas um sistema baseado em inteligência para detectar potenciais criminosos.

A fama do reconhecimento de gestos já não é tão positiva, pois existem diversos casos negativos da técnica. O site The Intercept publicou um dossiê sobre como essa tecnologia pode acabar com a sua vida (leia AQUI). Vale a pena conferir.

É visto que, a cada dia é mais comum a busca por informações de pessoas, um detalhe que precisa ser dito é que, a base de dados é fornecida, inicialmente, a quem estiver disposto a pagar por ela. Ou seja, pessoas mal-intencionadas poderão ter acesso a milhões de perfis assim como empresas de segurança. O que remete à matéria do Intercept, onde pessoas são presas por engano devido ao mau uso do reconhecimento de faces.


O que deixo de conselho é, não coloque tanta coisa pessoal publicamente. Por enquanto apenas os itens públicos estão sendo capturados, mas para acessar os demais é questão de tempo.


Acesse

Olhar digital (Empresa de vigilância usa Facebook e Youtube)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta