Reconhecimento facial aplicado a publicidade em São Paulo

Operadora do metrô aposta em tecnologia do reconhecimento para melhorar comunicação com passageiros


Falar em sistema de reconhecimento facial não é muita novidade por aqui. Já foram apresentados estudos inusitados (leia AQUI) e usos, também inusitados (leia AQUI), assim como adaptação para publicidade (leia AQUI).
Mas hoje falaremos da novidade que circula pela linha 4 do metrô de São Paulo.
A Via Quatro, empresa que opera na linha 4 do metrô de São Paulo, anunciou no dia 12 de Abril que utilizará um sistema  de reconhecimento facial em algumas estações com intuito de melhorar a comunicação com o público. O sistema irá verificar a presença de rostos de pessoas (talvez aliens também circulem por São Paulo) e irá ativar anúncios ou informes de utilidade pública aos passageiros. Outra característica é que, o sistema analizará o humor das pessoas.

De acordo com as especificações, o sistema irá avaliar a reação das pessoas diante dos anúncios exibidos e, creio eu, que esses anúncios já serão passados de forma direcionada - ou seja, o sistema exibe um comercial de acordo com a forma que ele reconhece que agradará a pessoa, como já acontece na Inglaterra. Essa avaliação de reação servirá para os anunciantes avaliarem a forma como eles anunciam seus produtos. O sistema está funcionando em três estações da Linha 4 (Luz, Pinheiros e Paulista) desde o dia 18 de Abril.

Infelizmente, o sistema foi criado exclusivamente para fins comerciais. Tal sistema poderia ser utilizado para detectar, através das expressões, casos de assédios ou mesmo assaltos. Ao detectar tal reações o sistema enviava um alerta para as autoridades locais com a localização do ato e assim ajudar a evitar um crime. Essa forma de uso seria mais útil que reconhecer se as pessoas estão gostando de propaganda X ou Y. Mas quem sabe num futuro próximo aconteça.


É isso galera, comenta ai o que achou do novo recurso, e se já o viu de perto.


Acesse
Via Quatro (Portas interativas digitais nas plataformas da Linha 4)
Canaltech (Linha 4 do metrô terá portas de reconhecimento facial)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta