Cadeira de rodas controlada pelo olho

Mais uma novidade para os portadores de ELA


Mês passado havia apresentado um óculos que ajuda portadores de ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica, a escreverem e acessarem e-mails (leia AQUI). Agora a equipe brasileira da Microsoft está desenvolvendo um sistema que controla a cadeira de rodas através de comandos oculares.

Nos últimos dias, informações sobre a doença foram bastante pesquisadas, então não entrarei nesses detalhes.


Pesquisadores brasileiros estão criando mais uma aplicação para o gerenciador de tudo, o Windows 10, uma nova aplicação capaz que ajudará pessoas com ELA a se locomoverem de forma mais autônoma. O sistema recebe as informações do usuário para que seja definida a rota, a partir dai a inteligência artificial implantada conduz a cadeira pelo caminho escolhido.

Sua criação consiste na melhoria de um sistema chamado de Eye Control, o qual foi colocado novas instruções de comando e aplicados nas cadeiras elétricas da empresa Ortobras. Todo o sistema terá um controlador que receberá as informações de escolhas do usuário e definirá uma rota a ser percorrida.

O projeto ainda está em fase de pesquisa, mas o engenheiro responsável está bastante animado com o desenvolvimento.


É esperado que, por ser uma criação brasileira, seus criadores recebam os devidos méritos, especialmente por parte dos próprios brasileiros. Outro ponto a ser observado é o de que, por ser criação da Microsoft, o projeto tende a ser concluído. Vale lembrar que, projetos revolucionários como o Exoesqueleto foram desmerecidos no Brasil.


Quando será que essas cadeiras começaram a ser produzidas? Comenta ai o que acha da ideia...

acesse

Tecmundo (Microsoft Brasil mostra cadeira de rodas guiada pelo olhar)
Canaltech (Microsoft usa inteligência artificial para dar autonomia a cadeirantes)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta