Nossa internet não é neutra?

Se não existe neutralidade, contra o que, ou quem, temos que nos preocupar?


Nas ultimas semanas o assunto principal é a discussão sobre o fim da neutralidade na internet e o que isso causará na vida das pessoas.

Um fato importante e não tão comentado é que, a neutralidade meio que não acontece por completo no Brasil. Como assim? Pois é, as operadoras já vendem franquias limitadas e reduzem velocidade de acesso a determinados serviços.

Com base no texto publicado no Brazilian Times (link no final), as pessoas temem que algo que já existente, aconteça. Se enrolou, né? 
A tal da neutralidade que diz que as empresas devem fornecer internet de forma ilimitada e sem restrições de conteúdo, salvo em casos de sites considerados perigosos. Mas na nossa realidade, as operadoras vendem os famosos "pacotes de franquia" onde o usuário escolhe uma determinada quantidade de downloads e quando esta quantidade é atingida a operadora simplesmente reduz sua velocidade, ou bloqueia mesmo. Outro habito comum é o acesso ilimitado as redes sociais. Essas ações, frente ao texto do Marco Civil, são consideradas criminosas, mas ninguém nunca obrigou as operadoras a retirarem esses planos, pelo contrário, os contrataram.
As operadoras, segundo a matéria, irão regular o fornecimento de banda de acordo com a utilização de cada usuário. Ou seja, os melhores recursos irão para os serviços mais utilizados, já os demais terão uma certa redução para "compensar" o trafego. Visto que o acesso de mais de 70% da população se resume a Facebook e Google, os demais serviços terão um valor adicional.

É fato que, o Marco Civil não é respeitado e, na minha humilde opinião, a ofensiva que está sendo preparada pelas operadoras fará jus ao termo. Eles irão lutar até o ultimo minuto, com cada gota de suor, para que as pessoas paguem mais caro pelo fornecimento de internet.

Por enquanto, ainda podemos desfrutar da nossa liberdade. Mas dias sombrios virão.



Continue acompanhando as matérias especiais dessa semana...

Acesse

Brazilian Times (A ficção da neutralidade na internet)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta