Aplicativos que ajudam pessoas a lidar com HIV

"Viver bem" e "Tá na Mão" são as ferramentas disponibilizadas pelo governo para ajudar no combate e tratamento do HIV



O HIV é uma doença perigosa e que sua cura ainda está em fase de conclusão, assim o Ministério da Saúde em parceria coma as secretarias estaduais e municipais de saúde campanhas para prevenção e acompanhamento da doença nos milhares de postos de saúde espalhados pelo país.

Vale reforçar que: HIV e AIDS são doenças diferentes, apesar de estarem associadas. 
Veja AQUI.

As formas de propagação dessas doenças são bastantes faladas, assim o foco aqui é mostrar como a tecnologia está ajudando as pessoas a conhecer melhor e lidar com a doença.

>> Tá na mão

Lançado pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, o Tá na mão é um aplicativo que oferece informações sobre os riscos de contração do HIV e sobre locais onde você pode fazer testes para saber se é portador do vírus, adquirir preservativos e obter mais informações. Outra função existente, e a mais interessante delas, é a "Saiba seu risco", consiste numa calculadora que avalia se você pode ou não estar infectado, você responde algumas perguntas sobre hábitos e sintomas, e ao final o aplicativo informa sua situação. Em caso de risco de infecção, ele indicará os locais mais próximos para buscar tratamento.

Disponível para Android e Iphone.

>> Viver bem

Lançado pelo Ministério da Saúde, o Viver bem funciona como uma agenda que ajuda pessoas em tratamento a se lembrar do horário de tomar seus medicamentos e encontrar locais onde solicitar mais medicação ou adquirir preservativos. Outra função é a de acompanhamento da carga viral, onde o usuário informa os dados do exame e o aplicativo gera um gráfico de comparação dos resultados atuais com os anteriores. Vale ressaltar que, o aplicativo pode ser usado no acompanhamento de outras doenças.

Disponível para Android e Iphone.


Mostre essas informações aos seus amigos e parentes, não deixe o preconceito ajudar essa doença a vencer.A principal arma que temos é a informação.


Acesse

Olhar Digital (Tecnologias ajudando no combate ao HIV)
Blog da Saúde (Aplicativo Viver bem)
Prefeitura de São Paulo (Aplicativo TáNaMão)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta