Facebook cria ferramentas para evitar suicídios

Ignorar é empurrar para o abismo


Durante o mês de setembro ocorre o Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Em especial o dia de hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

É claro que não deixaria esse tema passar em branco, já que, de acordo com a OMS, o suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo (especialmente entre os jovens). A maior prova de que o suicídio é comum, pare pra pensar e verá que você já conheceu alguém que tirou a própria vida, seja na família, amigos ou em seu bairro.

Infelizmente as pessoas dão as costas para um problema tão grave por achar que não lhes interessa, após um suicídio é comum ouvirmos frases como: "Isso é falta de Deus no coração!", "A pessoa era fraca", "Vai pro inferno" ou coisas normalmente associando o suicida a total culpa do ato.

O que leva a pessoa ao suicídio?
Problemas familiares, ciúmes ou decepções amorosas, rejeições, dividas e outros motivos que aumentem a tristeza a um nivel tão alto que ela enxergue apenas essa saída. Não podemos esquecer da depressão, a pior das doenças.
Para mais informações sobre as causas do suicídio e como ajudar, clique AQUI e saiba mais. 

E qual é a parte tecnológica disso tudo?

Como sabemos, se passa de tudo dentro do Facebook, desde coisas boas a ruins. Assim, muitas pessoas que encerraram suas vidas deixaram vestígios na rede, normalmente postagens que davam a entender que aquilo iria acontecer. A partir daí, o Facebook buscou centrais de apoio a prevenção de suicídio para desenvolver algo que ajudasse as pessoas, pelo menos nos primeiros contatos. Assim foi criado um sistema de ajuda onde qualquer pessoa que identificasse um comportamento suicida, alertasse a rede e a partir desse alerta, o Facebook deixava uma mensagem oferecendo apoio ao denunciado, e o mesmo era encaminhado a uma instituição competente.
Ao acessar a central (link no final da postagem) eles possuem um vídeo institucional falando sobre a importância do recurso e as formas de atendimento para seu amigo, ou para si próprio. São elas:

  • Atendimento ao usuário: Nada impede que o próprio suicida busque ajuda. Ao solicitar, o Facebook indica uma instituição competente no país da pessoa (no caso do Brasil, a CVV), através da página daquela instituição, telefone ou na página oficial.
  • Atendimento ao amigo: Caso você saiba de alguém que precise de ajuda, aqui você poderá informar seu perfil e o Facebook entrará em contato com a pessoa.
  • Recursos: Nessa seção, o Facebook dá dicas de como acolher pessoas com problemas e confortá-las, dá dicas de como lidar com essas pessoas e outras informações importantes.
Após o recurso de transmissão ao vivo, surgiram diversos casos de pessoas tirando suas vidas em frente uma câmera. Esse fenômeno cresceu graças a Baleia Azul, que estimulou jovens ao suicídio e os forçavam a filmar suas ações. A partir desses fatos, surgiu um novo desafio, como identificar tais atos?
Um novo algoritmo monitora as contas a fim de identificar ações suspeitas dos usuários, ao perceber que alguém irá por fim a vida, o sistema emite um alerta aos administradores e as autoridades informando qual é a pessoa e onde ela pode estar. Esse recurso ainda está em fase de melhorias, mas já trouxe bons resultados.
>> O Jornal do Comercio, de Pernambuco, noticiou o caso de uma pessoa que teve seu suicídio interrompido graças a esse recurso. Leia aqui.


O importante é não tratarmos um suicida como "alguém que quer aparecer", mas como alguém que possui dificuldade de resolver seus problemas. As vezes a falta de conversa já se torna um gatilho.

Não seja mais um ignorante!
Procure conhecer melhor sobre o suicídio e ajude aqueles que você perceber que precisam.


A CVV está a mais de 50 anos apoiando e salvando vidas desse mal...


Acesse:

CVV (ONG dedicada a prevenção do suicídio)
G1 (Noticia sobre a ferramenta)
Facebook (Central de ajuda do Facebook)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta