CNH Eletrônica: Baixar ou não baixar?

Com lançamento oficial para Fevereiro de 2018, CNH-e deixa algumas pulgas atrás da orelha


A novidade foi aprovada no congresso em 25 de Julho deste ano, e nesta terça-feira (29/08), uma versão de testes ficou a disposição dos cidadãos. De acordo com o Conselho Nacional de  Trânsito (CONTRAN), a CNH-e terá a mesma função da CNH impressa, identificação do condutor por parte dos agentes regulamentadores de trânsito.
O aplicativo está sendo desenvolvido pela Serpro, Serviço federal de processamento de Dados, e uma prévia de como será suas telas está disponível AQUI. A versão de testes está disponível apenas para condutores do estado de Goiás.

Certo, mas qual é a polêmica nisso ai?

Simples. Como vemos diariamente, todo sistema tem suas falhas!

Parece paranóia, mas, o primeiro ponto começa na forma como estão disponibilizando. Um arquivo .apk (padrão de aplicativos para Android) disponibilizado em sua página. Segundo o próprio Google, 90% dos vírus para Android vem de programas instalados fora do Google Play. Para instalar qualquer programa de forma direta, você precisa desativar alguns itens de segurança do seu smarthphone, o que abrirá brechas para outros programas maliciosos. Os programas disponíveis no Google Play, ou no Apple Store, passam por frequentes verificações para garantir suas confiabilidades.
Se você clicou no link acima (da página da Serpro) deve ter notado que o navegador exibiu um alerta de segurança, a partir desse alerta surge uma nova indagação, "Se o site da empresa é considerado uma ameaça, por que vou baixar algo de lá?". Isso mesmo, o site da Serpro não atende as exigências de segurança contida nos navegadores. Para acessar é necessário desativar tais exigências, o que abrirá espaço para outros sites maliciosos ficarem visíveis para você.

De acordo com a Serpro, o aplicativo não está no Google Play pois se trata de uma versão de teste. Mesmo assim, diversos desenvolvedores lançam versões teste de seus aplicativos por lá. Estranho hein!!

Os conhecedores de tecnologia sugerem que aguardem que a CNH-e esteja dentro dos canais de download dos sistemas.

Na minha humilde opinião, acho o aplicativo desnecessário.

Os motivos são simples e nada tecnológicos.
Vivemos em um país chamado Brasil, conhecido mundialmente, graças aos políticos, como a terra onde o crime compensa. Vale lembrar que:
  • Os celulares são a principal moeda de troca no mundo das drogas, o que o torna alvo de ladrões.
  • O Brasil é o terceiro país em número de crimes virtuais.
  • O Brasil está entre os 10 com maior numero de golpistas e estelionatários do mundo, se colocar os políticos fica em primeiro e com folga.
  • Em uma habilitação consta os números de RG e CPF, assim muitas pessoas nem andam com tais documentos.

O roubo de celulares é maior preocupação das pessoas, a Serpro informa que para acessar a CNH-e  o condutor deverá cadastrar uma senha, que serve para "proteger" os dados, e que em caso de roubo o DETRAN deve ser acionado para bloquear o acesso ao aplicativo.

Não confio nos sistemas de defesa do país, principalmente depois do governo substituí-los pelos da Microsoft. Só pra refrescar, o próprio Bill Gates declarou deixar uma "falha" em seus sistemas para que a NSA, agencia de investigações dos Estados Unidos, possam trabalhar com maior facilidade. Mesmo com uma declaração de que isso foi corrigido, nada impede de ser uma declaração falsa dada apenas por causa pressão por parte de diversos governos.
Devido a grande incidência de crimes virtuais, programas para descobrir senhas das CNH-e estarão em plena atividade, talvez antes mesmo do aplicativo. E nada impede de tentarem clonar aparelhos para acessar o aplicativo remotamente.

Por fim, em Junho, a Camara dos deputados aprovou o fim da multa para quem esquecer a habilitação. Esse é o maior motivo para tornar o aplicativo inútil, já que com o número de seu CPF o agente de trânsito consegue confirmar que você é habilitado. Só lembrando que o veiculo ficará retido até a apresentação da CNH, impressa ou digital.

Meu conselho é, deixe em seu veiculo algum lembrete para que você não saia de casa sem sua habilitação.


Acesse:

G1 (Conheça a CNH-e)
Olhar Digital (4 motivos para não baixar a CNH-e)
Só tem aqui (Riscos na instalação da CNH-e)
Tecnoblog (Microsoft corrige suas falhas)
G1 (Fim da multa por esquecimento de CNH)

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta