FIM DA INTERNET parte 01: A LIMITAÇÃO

Querem diminuir nosso acesso.


Acho que não se tem muito o que falar sobre essa temática da limitação. Temos sim, você deve ter visto algo relacionado a isso, seja na televisão, nas ruas, com os amigos ou mesmo na internet (😆). Depois de ouvir, você já se questionou sobre o por quê dessa decisão? 
Seria jogada das operadoras para ganhar mais contratos? Jogada política para dificultar buscas aos escândalos parlamentares?

Se parar pra pensar, existem varias razões para se limitar a internet. Inclusive coisas que envolvam interesses de grupo e de pessoas.


Vamos lá...



É UM ABSURDO!! Disse Jorge Wilson, o Xerife do consumidor, em uma aparição na Tv Record. De acordo com o Xerife a Anatel deu carta branca para que as operadoras quebrassem os contratos existentes de internet com seus clientes. Para ele, mas não somente ele, esse ato é puro e simples para vender pacotes maiores, é visível que o acesso contínuo a rede para os mais diversos fins e as constantes melhoras na qualidade de materiais que tornam os arquivos sempre mais pesados fazem com que o consumo seja sempre crescente. 

Em se tratando de Brasil, as empresas buscaram ampliar e melhorar seus serviços? Não, diminuíram o que tem e aumentam o preço, é bem mais prático. O xerife ainda atenta ao artigo 35 do código do consumidor que aborda o seguinte:

"Cap. V - Art. 35: Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e a sua escolha:
  1. Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.
  2. Aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente.
  3. Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e as perdas e danos."


De acordo com a advogada Christiany Conte, alguns juristas da OAB analisaram documentos da CPI de crimes cibernéticos, que pode ser lido aqui, e nos mesmos são citadas propostas de melhoria no combate a esse tipo de crime (ampliação no quadro da policia federal para atender exclusivamente essa demanda; bloqueio, através de ordem judicial, de aplicações; requisição imediata do IP de criadores de conteúdos da internet; entre outras coisas) e também é muito citado nessa documentação a preocupação por parte dos órgãos públicos, em controlar a exploração da internet.

O que isso significa? 

  • Bloqueio de streamings e compartilhamento de arquivos virtuais, assim "acabaria" a pirataria. Esse é o tipo de serviço mais usado pelas pessoas, bloqueá-los faria com que as pessoas fizessem as pazes com a televisão e o rádio para poder se entreter.
  • Interrupção nas comunicações, a criptografia usada pelos comunicadores impede a interceptação de conversas. O Whatsapp vez ou outra é bloqueado devido a algo do tipo, mas deve se notar que após a banda larga as ligações VoIP cresceram exponencialmente e tal interrupção faria com que as pessoas voltassem a usar seus telefones para se comunicar.
  • Rastrear IP de pessoas facilitaria identificar a origem de determinadas postagens. Porém, aquilo que você postou anonimamente em algum fórum, em um acesso de raiva, poderá ser usado contra você. O das redes sociais já leva a sua foto, então esse não será problema.
Limitar a internet não é a solução para nada, o senado também se mostrou contrário a tal decisão. Acompanhe aquiO que posso completar disso tudo, após diversas reportagens redundantes e ver videos de pessoas revoltadas, é que ainda existe um algo mais. 
Como sabemos a mídia de massa, ou televisão, influi diretamente na opinião de boa parte da população, depois das operações de investigações divulgadas por Edward Snowden em 2013 as pessoas começaram a questionar com mais força aquilo que era exibido nos noticiários. Depois do episódio das eleições de 90, a rede Globo se tornou o centro do furacão sendo rotulada como maquiadora de noticias, muitas pessoas deixaram de acompanhar seus telejornais e foram navegar atras de boas novas. A partir daí a audiência de todas as emissoras começaram a cair, e todos buscaram novas formatos de programas, revitalizações e até webcelebridades para colocar as pessoas de volta a frente da caixa mágica.
A TV aberta hoje é constituída de programas dos mais baixos níveis, programação infantil quase nula, exposição de produtos consumistas e noticias processadas, todas as emissoras jogaram suas jóias para assinatura e aguardam novos adeptos de um mundo paralelo com mais emoção. Com a tv por assinatura as emissoras faturam mais, o gargalo das assinaturas são os streamings, "veja o que quiser quando quiser"...
As redes sociais trazem ideias de vários ângulos, e não de apresentadores e seus convidados. Fora a liberdade de você criar seus conteúdos e expor sua opinião.

Acho que já deu pra entender né?
Além da péssima qualidade oferecida, apenas o Whatsapp e o Telegram afetam as empresas de telefonia. Os parlamentares não mostraram resistência alguma, pelo contrário. A policia continua pegando criminoso quando quer. Então parece que quem está de fato se prejudicando com a internet são as emissoras de televisão, na aberta e na paga, perderam o controle das pessoas e as exclusividades nas noticias, não lançam mais produtos e muito menos artistas.
Estamos sofrendo um ataque daqueles que um dia foram muito presentes na vida das pessoas. Nossa opção é lutar para que eles não voltem a controlar as pessoas como fazem a anos.




Boa reflexão a todos e nos vemos na parte dois...


Sugestão:


Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta