Até quantos GB de coisas eu posso guardar?

Você já parou pra pensar em quanto é possível se armazenar?



Quem nunca se deparou com aquele alerta que diz "Seu disco está quase cheio" e seu sistema pede que você resolva tal problema. Nos casos domésticos é bem simples, pega os arquivos importantes e salva em CDs, DVDs ou dispositivos externos ao computador, aquilo que não tem utilidade, já não é mais necessário ou não é tão importante simplesmente é apagado. Assim, o problema de espaço começa a ser resolvido.

Mas voltando pro inicio, a questão é: Quanto eu posso armazenar?

Pra responder essa pergunta precisamos relembrar um tópico interessante, o armazenamento de dados é essencial a todos pois sempre haverão coisas que deverão estar guardadas. Ao longo dos anos os arquivos vem crescendo e em paralelo, os dispositivos de armazenamento também aumentam sua capacidade. É notável que a quantidade absurda de coisas que surgem sempre atiçará as pessoas a salvarem compulsoriamente aquilo que se vê, e para isso sempre surgirão novas tecnologias de armazenamento para os "acumuladores de dados".
Não podemos esquecer das empresas, essas tem obrigação de guardar dados por anos.

Vamos lá, quem se lembra dos dispositivos de armazenamento?
Nesse link você verá um pouco da história dos dispositivos. 

Em 2015 a Fujifilms em parceria com a IBM desenvolveram um método para armazenar grandes quantidades de dados. Sabe aquelas fitas K7 que talvez você nunca assistiu mas tem parentes e amigos que conhecem? Pois é, o projeto visou transformar uma fita K7 em um dispositivo de armazenamento.
A idéia da Fuji foi simples, desenvolver uma solução de baixo custo para armazenar quantidades enormes de dados. Muitas empresas gastam rios de dinheiro com aluguéis de servidores para backup, ou mesmo com armazenamento em nuvem.
A Fuji e a IBM transformaram fitas K7 em uma espécie de HD que são capazes de armazenar 220TB de dados. ISSO MESMO, 220TB!!! Com o desuso das fitas, seu preço é bem baixo e torna o preço bem atrativo. As vantagens são o armazenamento físico das fitas mais fácil e a sua durabilidade.

Atualmente, o dispositivo com maior capacidade de armazenamento é um drive especial criado pela IBM que comporta 120PB de dados.


Quanto vale 1PB?

1PB = 1024TB, logo 120PB equivalem a 122880TB.


E você ai se achando com um HD de 2TB...



Bom, respondendo a pergunta do inicio. Você tem disponível no mercado, dispositivos que podem salvar até 60x aquilo que você achava que podia.


Resumindo, dá uns 125829120GB de arquivos. Isso é suficiente pra você?

Comentários

Apoie esse trabalho

Apoie esse trabalho
Com 1 real você consegue ajudar a manter o blog

Mais lidas

Os incríveis robôs socorristas

O Tamagotchi voltou!!!!

Conheça a supercamera de segurança

O fim da neutralidade se aproxima

A Polaroid está de volta